A segunda superlua de 2025 será nesta quarta-feira (5) e poderá ser vista em todo o Brasil, inclusive em Paraguaçu Paulista. O fenômeno ocorre quando a lua cheia está a menos de 360 mil quilômetros da terra, parecendo maior e mais brilhante do que o normal. A superlua do Castor, a maior e mais brilhante deste ano, permanecerá visível por três dias consecutivos.
O fenômeno poderá ser observado a olho nu, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis. Ele poderá ser observado sem a necessidade de telescópios ou equipamentos especiais. O fenômeno acontece quando a lua cheia coincide com o perigeu, ponto de sua órbita em que está mais próxima da terra. O resultado é um satélite cerca de 14% maior e até 30% mais brilhante do que o normal.
Horários – A melhor hora para apreciar o espetáculo será logo após o pôr do sol. No Estado de SP, o nascer da lua deve ocorrer por volta das 18h45. Para aproveitar o momento, basta procurar um local com boa visibilidade do horizonte e torcer por um céu limpo.
Fonte: Agência Brasil






