O pioneirismo do Governo de São Paulo no enfrentamento aos crimes virtuais contra crianças e adolescentes já apresenta resultados concretos: mais de 310 vítimas foram salvas desde o início da operação do Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), estrutura da Secretaria da Segurança Pública (SSP) criada em novembro de 2024 que atua no rastreamento e na prevenção de delitos praticados em ambientes online.
Com atuação 24 horas por dia e sete dias por semana, o núcleo reúne policiais civis que trabalham de forma integrada no monitoramento de redes sociais, jogos online e fóruns. Além disso, o Noad também conta com policiais militares e peritos digitais. O objetivo é identificar situações de risco e intervir antes que crimes como estupro virtual, automutilação induzida, incitação ao suicídio ou disseminação de pornografia infantil se concretizem. Ameaças e planejamento de ações terroristas também são monitoradas.
A Agência SP apurou que além das 312 vítimas salvas, o núcleo soma 42 prisões, 118 adolescentes apreendidos e com internação decretada, além de 127 acionamentos de outros Estados.
Imagem: Reprodução/Agência SP






