“Escândalo do metanol” derruba consumo de bebidas!

Compartilhe

O Governo de São Paulo está mobilizado para enfrentar os casos de intoxicação por metanol motivados pelo consumo de bebidas falsificadas. Desde a confirmação dos primeiros casos, no mês de setembro, ações de saúde e segurança passaram a ser reforçadas em todo o estado, assim como a comunicação para que a população tenha esclarecimentos sobre os riscos e a real situação. O gabinete de crise instalado no dia 30 de setembro intensificou as ações de fiscalização em bares, adegas e restaurantes, que já aconteciam regularmente, em busca de irregularidades. Importante ressaltar que é notória a preocupação da população e que as mortes já confirmadas assustaram os consumidores, que estão evitando ‘baladas’.

Até o momento, o balanço da Agência SP mostra que as fiscalizações resultaram em 11 estabelecimentos interditados preventivamente, com quase 20 mil amostras de garrafas de bebida alcoólica apreendidas para análise. A Secretaria da Fazenda e Planejamento suspendeu preventivamente a inscrição estadual de seis distribuidoras e dois bares, totalizando 8 estabelecimentos comerciais.

Foram 21 prisões desde o aparecimento dos primeiros casos, incluindo um homem apontado como o principal fornecedor de insumos para falsificação de bebidas do estado. A população pode enviar as informações ao Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo: www.webdenuncia.sp.gov.br. O Procon-SP também recebe denúncias pelo Disque 151 e pelo site www.procon.sp.gov.br. O órgão de defesa do consumidor ganhou um atalho no site para as denúncias relacionadas aos casos.

Foto: Pablo Jacob/Governo de São Paulo

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *